Idealizado seguindo princípios de sustentabilidade, o projeto adapta-se as características do clima quente e seco, típico do sertão baiano.
Com pátio interno repleto de vegetação local para amenização do clima árido, o destaque fica por conta da integração de todos ambientes às áreas verdes externas. A piscina e o maior jardim estão implantadas para possibilitar o resfriamento dos ventos antes de adentrarem a casa. A ventilação cruzada é privilegiada em todos os cômodos. O paisagismo utiliza apenas espécies adaptadas ao clima da cidade. Para tirar proveito do sol forte, propomos placas solares que dessem independência energética a casa.
A estrutura e as instalações são aparentes, visando à facilidade de execução e manutenção, e os fechamentos são todos feitos com materiais locais, como tijolinhos e pedras. Visando a eficiência do uso da água na edificação, o projeto prevê o aproveitamento da água da chuva e uma bacia de evapotranspiração, que funciona como uma pequena estação de tratamento de esgoto.
Irecê | BA
Área: 195,79m²
Ano: 2016



